“Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31)

Pesquisar este blog

21 de agosto de 2011

Palavras Pastoral da Semana 21/08/2011

Pr. José Orcélio 
O Mar não está para peixe

E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede”. (Lucas 5.4-6).

A expressão “o mar não está para peixe” é muito antiga e quer dizer que as coisas não andam bem, que não é o momento adequado, oportuno para se fazer ou realizar algo, porquanto, as condições não são favoráveis. Esta expressão pode ser dita de outra forma: “a maré não está para peixe”. Logo, é preciso fazer uma reflexão mais apurada dos fatos, ou mudar de plano, de atitude, de alvo, procurando buscar um rumo, um norte que seja da vontade de Deus e que lhe traga tranquilidade, satisfação, lhe faça muito feliz e possa proporcionar-lhe resultados benéficos, coroando seus ideais de êxito, não só na área material, mas, também, na espiritual, sendo estes capazes de produzirem alento no seu coração. Aleluia!

Simão Pedro, João e os outros pescadores tiveram uma experiência bastante edificante ao lado de Jesus Cristo. Primeiro eles passaram a noite pescando, como de costume, porém, nada apanharam. Segundo, Pedro embarcou em seu barco a pessoa do Mestre e passou a ouvi-lo atentamente quando Ele lhe abria as Escrituras. Mesmo conhecedor da profissão e tendo larga experiência com o mar, Pedro e seus amigos não obtiveram êxito na pescaria. Esta foi um fiasco. O esforço foi praticamente em vão, no entanto, estavam radiantes e cheios de fé, prontos para cumprirem a ordem de Jesus que lhe mandava ir para o mar alto e lançar as redes.

Toda e qualquer atividade de um cristão deve ser do conhecimento de Cristo. Mesmo sabendo que Ele já sabe de tudo. Antes de o cristão articular, planejar e pensar em realizar algo, é valioso que se converse e exponha ao Salvador Jesus seus planos e objetivos, e aguarde, pacientemente, o aval do mesmo. Caso ele diga sim ou não, prossiga ou não prossiga, realize ou não realize, faça ou não faça, o cristão deve ter estrutura espiritual e maturidade para acatar Suas respostas.

Jesus fica deveras satisfeito quando os seus servos o procuram e participam a Ele seus intentos. Alguns não conseguem êxito no que fazem ou planejam, porque não envolvem Deus em seus intentos. É preciso que se crie uma regra pessoal: nada farei sem consultar ao Senhor! E, certamente, os resultados irão surgir. Outros evitam proceder desta maneira e acabam tendo os seus sonhos frustrados. É melhor sentir uma tristeza agora, do que enveredar por um caminho incerto, e vir a chorar pelo resto da vida por algo que lhe causou prejuízos irreparáveis.

Se você não quer se submeter à pessoa de Deus, então procure o seu pastor, converse com ele, peça-lhe ajuda, orientação, divida as cargas com ele e tire de sobre seus ombros parte dessa pressão, da cobrança do seu próprio ego. Deus tem imenso prazer em cooperar e ajudar a cada um de seus filhos, e fica tremendamente aborrecido e triste quando eles tomam decisões erradas, porque as consequências são sempre traumáticas e prejudiciais à vida espiritual, acabando por respingar na pessoa de Cristo. E o pior de tudo é que o inimigo de nossas almas aproveita-se para sorrir pelos quatro cantos da terra.

Jesus Cristo, na passagem em lide, mostrou aos pescadores que o segredo da vitória está em obedecer as Suas ordens: “faze-te ao mar alto, lançai as redes”! Ainda que Simão argumentasse que nada haviam apanhado durante a noite, o resultado foi surpreendente: muitos peixes. Não se pode duvidar da capacidade de Cristo. Se Ele manda lançar as redes, é porque há peixes e o sucesso já está garantido. Então, não duvide, tenha fé.

Com esta lição, a sua fé aumentará ainda mais. Sabe-se perfeitamente que “o mar não está para peixe”, tudo está difícil, as barreiras são enormes contra todos os que amam e esperam a vinda de Cristo; as dificuldades são verdadeiras muralhas que impedem o cristão de alcançar as bênçãos, todavia, Cristo, o mestre dos mestres, diz: “lançai a rede”, ou seja, vai nessa tua força que Eu, o Senhor, te ajudarei! Faze-te ao mar alto, não tenha medo, exercite a fé. Quem tem fé, não se preocupa se a maré está ou não para peixe! Amém!

Unidos e Edificados Certamente Faremos Uma Grande Obra Para Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário