“Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31)

Pesquisar este blog

13 de agosto de 2011

Palavra Pastoral da Semana 14/08/2011

Pr. José Orcélio 
“Vapt-vupt”

E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente” (Lucas 19.6).

É extremamente edificante quando o homem atende de imediato ao chamado do Mestre Jesus Cristo. Quando o chamado é pessoal, direto, nem sempre haverá lugar para dúvidas e aquele que é chamado pelo Senhor tem de agir como Zaqueu: “vapt-vupt”, bem ligeirinho. Ele não contestou, encaminhou-se rapidamente à presença de Jesus de Nazaré e aceitou o convite dEle para pousar em sua casa, onde teve a oportunidade de arrepender-se e obter do Filho de Deus a salvação para sua alma.

Ao contrário de Zaqueu, muitos ao receberem o sinal verde da parte de Cristo, logo apresentam as suas desculpas: dizem que precisam orar primeiro, santificar-se, preparar-se melhor, resolver algumas pendências ou, até mesmo, enterrar alguém na família, à semelhança do texto bíblico que diz: “E disse a outro: segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu ir a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: deixa aos mortos enterrarem os seus mortos, porém, tu vai e anuncia o reino de Deus” (Lucas 9.59,60).

Outros são mais polidos e, com jeitinho, dão algumas escusas, bem parecidas com as relatadas nas Escrituras: “E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. “ (Lucas 14.17-21).

Até quando os que se dizem servos do Altíssimo irão fugir de suas responsabilidades, de seus deveres como cristão e de cumprirem, finalmente, o IDE de Cristo? É impressionante como, em pleno século XXI, muitos não querem responsabilidades na Igreja e nem atendem ao chamado daquele que morreu por nós.

Quando Elias chamou Elizeu, tudo foi “vapt- vupt”, não houve tempo para uma preparação ou mesmo despedida dos entes queridos. Elizeu, no momento do convite, não teve dúvida do chamado e apressou-se em seguir Elias. Sua atitude foi sensata, rápida, ou seja, “vapt- vupt” e Deus confirmou sua chamada e ministério profético.

O ministério de Elizeu foi coroado de bênçãos. Ele procurou dar um norte na vida espiritual do povo de Israel e conseguiu. Ele realizou grandes milagres, orientou ao rei de Israel, revelou segredos estratégicos do rei inimigo e ajudou a muitos a encontrarem o verdadeiro caminho para o céu, exemplo disso diz respeito à mulher de Suném. A sunamita, como é conhecida na Bíblia, era estéril, mas acabou tendo um filho. O garoto morreu, porém Elizeu o ressuscitou pelo o poder de Deus, porquanto ele, como sucessor de Elias, recebeu porção dobrada do Espírito de Deus em sua vida.

Davi, quando se encontrou com o profeta Samuel, não rejeitou a unção sobre sua cabeça. Samuel derramou o azeite e proferiu-lhe palavras proféticas sobre seu futuro diante do povo de Israel. A partir daquele momento, Davi procurou valorizar aquela mensagem divina e se colocou à disposição de Deus, de modo consciente e ligeiro, foi tudo “vapt-vupt”, rapidinho. Num abrir e piscar de olhos, ele já estava derrotando o filisteu Golias, sofreu perseguição por parte de Saul, lutou com vários povos e depois assumiu de vez a coroa de rei de Israel.

Unidos e Edificados Certamente Faremos Uma Grande Obra Para Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário