“Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31)

Pesquisar este blog

8 de agosto de 2011

Palavra Pastoral da Semana 07/08/2011

Pr. José Orcélio 
Saudades de quando eu era como uma frágua

“Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda.” (Provérbios 26.20)

As epistolas paulinas, os salmos, e os demais livros da Bíblia trazem muitas passagens capazes de mudar, em instantes, o estado de um homem, de triste para alegre, de desanimado para avivado, disposto, etc. Porém, é muito triste quando lemos os relatos paulinos sobre a negligência de alguns para com a obra de Deus, o retroceder de outros em relação às funções ministeriais, etc. É comovente, quando lemos sobre as admoestações de Paulo aos irmãos em diversas igrejas espalhadas pela Grécia, Europa e Oriente Médio, para que não abandonem a fé cristã, que não façam naufrágio da mesma como alguns que se desviaram do caminho da verdade.

Dói no âmago do coração quando se contempla uma vida que, nos primeiros anos de experiência com Cristo, foi tremendamente usado por Ele, abundante na fé, cheia da unção e do poder de Deus, porém, com o passar dos anos, por não obedecer às recomendações preconizadas na Palavra de Deus e por ter se embaraçado com os negócios dessa vida, acabou enveredando por um caminho tortuoso, perigoso, chegando até a disputar alfarrobas com os porcos, à semelhança do moço exemplificado por Cristo no capítulo 15 do Evangelho de Lucas, a parábola do filho pródigo.

É muito desagradável, para todos nós cristãos, que lutamos bravamente, e às vezes com dificuldades, para nos mantermos de pé, presenciar um de nossos ensinadores, pregadores, companheiros de púlpito ou guerreiro de oração, prostrado à beira do caminho, na sarjeta, comendo das migalhas que caem da mesa do inimigo de nossas almas, sem força, sem esperança, sem a graça salvadora, moribundo e desprovido dos dons e talentos que tanto foram úteis no principio da sua carreira cristã. É mais triste ainda vê-lo sem visão espiritual e capaz de abandonar até mesmo o amor de sua esposa e filhos, não percebendo que, no teatro que Satanás armou, o principal ator é ele próprio, que trocou a Cristo, único Salvador perfeito.

Corta a alma, quando presenciamos o desvanecimento espiritual de alguns vasos que outrora foram tão amigos do Espírito Santo e, muitas vezes, “em línguas estranhas” entregaram mensagens edificantes e proféticas para o fortalecimento da fé de muitos salvos em Cristo. Às vezes, no fundo da alma eles até exclamam: sinto saudades de quando eu era como uma frágua e me conduzia e orientava minha família a permanecer na presença de Deus. 

Esta expressão: “sinto saudades de quando eu era como uma frágua”, quer dizer o seguinte: “eu sinto saudades de quando eu era como uma brasa viva, uma tocha de fogo ardente, um vaso fervoroso nas mãos do Senhor, uma labareda de fogo pronto para afugentar o inimigo e incendiar a sua seara”. Frágua, segundo os dicionários é um substantivo feminino que significa fornalha. No figurativo, e é nesse sentido que me detenho, quer dizer: fogo vivo, fogueira, ardor, calor intenso e fervor. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos ele diz: “Não sejais vagarosos no cuidado, sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor” (Romanos 12.11).

É preciso que o cristão seja fervoroso, ardoroso, impetuoso, ativo, diligente, zeloso e dedicado. Esse campo semântico deve vigorar no interior de cada cristão. Não podemos ser frios ou mornos, mais quentes, como uma Frágua, uma fornalha de fogo ardente. Somos brasas vivas do altar de Deus, logo, é preciso que os que ainda fumegam, deixem-se ser incendiados pelo fogo do Espírito Santo. Se você sente saudades de quando era avivado, renovado, ou seja, como uma Frágua, então ainda há tempo para se erguer. Levanta-te, tome uma posição diante de Deus, isso é tudo que Ele quer, e seja alcançado pelo gozo e o poder de Cristo.

Meu conselho é que voltes a ser como um Frágua, cheio de calor, energia, entusiasmo, paixão pelas almas perdidas, desejo ardente de conseguir o melhor, empenho na obra e no cuidado da vida cristã, dedicação ao ministério, zelo pela própria vida e da dos seus irmãos, diligente em tudo, impetuoso no conduzir as tarefas que lhe são afetas na casa do Senhor, em fim, um cristão “tocha acesa”, “tocha viva, sobre o altar”. Volte a ser uma Frágua!

Unidos e Edificados Certamente Faremos Uma Grande Obra Para Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário