“Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31)

Pesquisar este blog

8 de agosto de 2011

Palavra Pastoral da Semana 31/07/2011

Pr. José Orcélio 
A Fé não é como os esteróides anabolizantes

“A fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus” (Gálatas 5:17).

Como pastor, além das tarefas relacionadas ao oficio ministerial, também me preocupo com o crescimento e o relacionamento de todos os jovens de nossa igreja frente aos desafios da sociedade, desde as dificuldades para se conseguir passar em algum concurso público, até as atividades voltadas para o bom desempenho e higidez do corpo. E, para este último, encontram-se à nossa disposição as academias de musculação, onde estão, pela lógica, os adeptos à hipertrofia muscular.

O meu alerta é justamente para os desavisados que, ao se matricularem nessas academias, muitas vezes são surpreendidos por pessoas que comercializam ou indicam produtos anabolizantes sem nenhuma orientação médica. Os anabolizantes, até onde eu sei, são constituídos de substâncias à base de hormônio masculino testosterona, com as características anabólicas, ou seja, de crescimento e androgênicas (caracteres sexuais masculinos), altamente prejudiciais à saúde.

O desgaste físico para quem pratica a musculação é natural, principalmente nos primeiros meses, porém, se houver a necessidade de algum reforço vitamínico o médico deverá ser consultado. É extremamente perigoso se utilizar desses medicamentos que, muitas vezes, são receitados pelos próprios utilizadores desses ambientes aeróbicos, sem que haja um acompanhamento do profissional da medicina. Saiba, porém, que cada organismo é diferente um do outro, cada um reage de uma maneira.

Há muitas pessoas ligadas ao esporte que sofrem alguma conseqüência negativa pelo uso indevido desses medicamentos. Infelizmente, nós, pais e orientadores, só tomamos conhecimento de algum mal ou distúrbio quando alguém de destaque no meio esportivo morre ou fica para sempre com seqüelas, ou quando a mídia divulga algo, ou mesmo quando algum atleta prejudicado vem a público e fala pessoalmente sobre o caso, a titulo de desabafo ou demonstrando preocupação com o semelhante.

Não quero aqui intervir na vida particular de ninguém, apenas, faço um alerta aos pais que cheguem mais junto de seus filhos que estão freqüentando as academias e verifiquem o que eles estão tomando como sendo “complexo vitamínico” ou “complemento alimentar”, a fim de que eles não venham a ter problemas futuros.

A fé, pelo contrário, só traz benefício. Nós a recebemos pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus. Cultive a fé, ela é essencial para seu crescimento espiritual, tão importante para se manter firme no caminho do Senhor Jesus Cristo. A fé é fundamental para estreitar a comunhão com Deus. Sem fé, diz a Bíblia, é impossível agradar a Deus.

Saiba que o cuidado com o corpo é recomendado pelos médicos. Quem cuida do corpo físico, está cuidando do templo do Espírito Santo. Não vejo nenhum pecado em se comparecer a uma academia de ginástica e ali fortalecer os seus músculos, porém, sonde o ambiente e veja se ele é arejado, agradável, se os equipamentos estão em perfeito estado de conservação, se há profissionais do ramo preocupados com você e se são dedicados ao trabalho que fazem, se a área interna e externa são bem arejadas e se é um local onde você sinta-se bem, onde haja permissão da parte do Espírito de Deus, conferido diretamente em seu coração.

A musculação deve ser praticada não para torná-lo atraente diante de pessoas do sexo oposto, mas para que a atividade lhe traga condicionamento físico. Logo, para que fazer uso dos anabolizantes? Quer ficar forte e robusto? Então use a fé em Cristo e fisicamente a caminhada, a corrida, a natação e outras modalidades esportivas, sem ter que ingerir os esteróides e anabolizantes.

Unidos e Edificados Certamente Faremos Uma Grande Obra Para Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário