“Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31)

Pesquisar este blog

18 de maio de 2011

Palavra Pastoral

Pr. Orcélio Amâncio
15 de maio de 2011
Apaixonado Por Problema
“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! (Mateus 23.37).

Todo dia, temos a oportunidade de aprender uma coisa nova e, nesta semana, eu aprendi que devemos ser apaixonados pelos problemas, tanto os nossos como os do próximo. Quando somos apaixonados pelos problemas, eles tornam-se mais fáceis de resolver, pois, nos motivamos, empreendemos mais garra e tempo a fim de solucioná-los a contento.

Na Bíblia, a pessoa de Jesus Cristo é o maior exemplo de quem se apaixonou pelos problemas dos outros. Ele mesmo disse diz que, muitas vezes, tentou ajuntar os seus irmãos, de tal forma que pudesse informá-los melhor de sua missão aqui na terra, proclamando com paciência e segurança o Evangelho recebido do Pai, para a salvação de todo aquele que crer; Ele, por diversas vezes, procurou reuni-los em algum lugar e abertamente lhes falar sobre a Lei de Moisés, mostrando a todos que Ele, Jesus de Nazaré, era o Filho unigênito de Deus e veio cumprir a Lei; que a sua missão maior seria restaurar o homem e colocá-lo em plena comunhão com Deus, de modo que, por si só, esse homem pudesse alcançar a misericórida de Deus, quando crêsse nas promessas divinas, vaticinadas pelos profetas, ou seja, levá-lo a aceitar a Cristo, o Messias, como Salvador e Senhor de sua vida.

Jesus procurou fazer, para com os de sua nação, como uma galinha faz com os pintinhos, porém, eles não quiseram, mas apedrejaram os profetas, os mensageiros de Deus e mataram a Jesus Cristo, o Filho unigênito do Pai, pendurando-o numa cruz, achando eles que haviam eliminado um grande problema. Pelo contrário, iniciava-se a solução do maior problema do homem: a remisão dos pecados, pois Jesus além de morrer por eles, também, ressuscitou para derrota do inferno e vitória da igreja.

Jesus dá inúmeros exemplos de como o amor por uma alma vale mais do que qualquer  tesouro. Jesus Cristo era apaixonado pelos problemas dos outros. Ele, certa vez, estando numa sinagoga, ouviu alguém exclamar assim: “...Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos?...” (Lc 4.34,35) – ora, Jesus conhecia muito bem as regras gramaticais de sua época e percebeu que havia um problema, naquele momento, com aquele homem. Pois, como um único ser humano poderia estar falando como se fosse uma multidão? Falando no plural? Então, Jesus se apaixonou por aquele problema. Ele voltou-se para aquele homem e expulsou os demônios que haviam nele. Só uma pessoa apaixonada pelo problema de seu semelhante consegue proceder dessa forma. Há muitos exemplos, mas cito somente este.

Quando o cristão se apaixona pelo problema do seu semelhante, seja ele parente, irmão em Cristo ou algum descrente do Evangelho de Jesus, ele acaba esquecendo-se dos seus próprios, e não descansa enquanto não vê-los resolvidos; a batalha fica mais emocionante e dinâmica. Pois, a cada passo, provamos nossa capacidade e nossa disposição para enfrentar a dificuldade de frente.

Deus, um dia, se deparaou com um grande problema: a perdição da humanidade, parecia um causa perdida. Ao reunir-se no céu, em torno da própria Trindade, disse: “A quem enviarei e quem há de ir por nós” – então o Filho se apresenta e responde: “Eis-me aqui envia-me a mim!” (Isaías 6.8)– É essa motivação e amor ao próximo que falta a muitos. É preciso que cada um seja apaixonado pelo problema, quer  seja seu ou do outro, e lute para ajudar a amenizar a dor do seu próximo, assim como fez Jesus Cristo. Aleluia!

Não perca o contato com aquele que pode restaurar sua vida: Jesus de Nazaré!


Unidos e Edificados Certamente Faremos Uma Grande Obra Para Deus!

Adquira o Livro: Nas Asas do Espírito 
Autor: Pr. Orcélio Amâncio
Contato: Dca. Dorilene - (61) 3552.4422 (tel/fax) - 3386.4207 ou 
E-mail: dorilenefmsilva@hotmail.com

Um comentário:

  1. Pr. Orcélio.
    Quando oramos uns pelos outros e ajudamos nossos irmãos, Deus trabalha a nosso favor.
    Que o Espírito Santo continue a lhe usar como canal de benção p/ esta nação.
    Abrçs. do irmão Demétrius A. Silva

    ResponderExcluir