“Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31)

Pesquisar este blog

16 de abril de 2011

Palavra Pastoral




Pr. Orcélio Amâncio
03 de abril de 2011
Aprendendo com a Formiga


“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem  guarda, nem dominador, Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento”. (Provérbios 6.6-8).
Nas Escrituras Sagradas existem inúmeras comparações que produzem ensinamentos encorajadores e, porque não dizer, edificantes e de uma valia extraordinária. A formiga é exaltada pelo sábio Salomão e, consequentemente, o preguiçoso é admoestado a seguir o exemplo desse diminuto inseto, que passa a todos nós uma lição de disposição, precaução, resistência, trabalho, obediência e o dever de fazer o trabalho que lhe é devido sem que tenha alguém como chefe. 
No Brasil há cerca de dez mil espécies de formigas. Há uma grande diversidade de formigas: as formigas-correição, tipo muito comum, cavam um ninho para criar novas rainhas. Ou seja, estão sempre preocupadas com a perpetuação da espécie. De igual modo,  o cristão não cessa de gerar novos filhos espirituais, pela pregação da Palavra de Deus. Se, hoje, o Brasil é uma potência,  em termos de movimento pentecostal, é porque outros povos  se preocuparam em nos evangelizar no passado. Por isso é preciso retribuir.
As “formigas-pote-de-mel” criam obreiras especiais, (outras formigas) cuja única função é armazenar comida nos seus próprios corpos para o resto do grupo, ficando geralmente imóveis, com grandes abdómens cheios de comida. Que lição de despertamento para todo cristão! Existe sim, muita gente imóvel, sem nada fazer para Deus. “São os preguisosos na fé”, que não se concientizaram de que é uma obrigação, a todo cristão,  pregar o Evangelho de Jesus Cristo e que não se deve guardar para si o que de graça recebeu do Senhor. Renove sua dispensa, alimente-se de alimentos novos, distribua o que você tem armazenado há décadas, gere filhos espirituais, em Cristo, e seja uma bênção!
As “formigas-cortadoras” são bem organizadas. Elas não se alimentam ingerindo as folhas que cortam. Elas possuem várias castas, com funções específicas na manutenção da colônia. Umas cortam e/ou carregam folhas, flores e ramos, outras cuidam da limpeza e da defesa da colônia e outras ainda do cultivo do fungo e do cuidado com os filhotes, chamados larvas. Que bom seria se todo cristão tivesse esse cuidado de gerar “filhos”. Gerar filhos na fé parece até fácil para alguns, porém, difícil mesmo é criá-los. Cada cristão precisa aprender a cuidar do “novo convertido”. A igreja tem vários novos convertidos, tem novos convertidos até com dez anos de crente, porém, que ainda  são  meninos na  fé, ainda tomam o leite racional e, porconseguinte, precisam de apoio, de ajuda espiritual, de que nos  aproximemos deles e os conheçamos melhor, com o objetivo de intercedermos, alimentarmos melhor e ajudá-los a crescerem no conhecimento e na graça do Senhor Jesus.
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento”. As formigas não necessitam que  tenha alguém lhes mandando fazer algo, não necessitam de chefe, nem dominador, elas fazem por dever de sobrevivência e para protegerem a rainha e toda a espécie. Elas não são preguisossas, mas trabalham muito. Façamos o mesmo.
Unidos e Edificados Certamente Faremos Uma Grande Obra Para Deus!

Um comentário:

  1. sim, realmento o povo evangélico brasileiro, tem se levantado como potencia mundial, como um formigueiro, porem um formigueiro influenciado pelo doce mortifero do mundo. quanto mais o evangelho ganha destaque na sociedade, mas se percebe a fraqueza dos mesmos em afirmar, com suas condutas, a realidade do evangelho. falamos muito, expressamos, porém, muitas vezes, fora da realidade evangélica. nossos jargões, desejos, sonhos, choros já não são autenticos daquilo que Deus espera pelo aprendizagem de sua Palavra; quanto menos pode esperar em que discipulemos vidas. qual vai ser o modelo de discipulado? modelo que tem afetado até mesmo a nossa liderança. precisamos sim, pela misericórdia de Deus, que levantem lideres no meio do nosso formigueiro, e, pela Graça de Deus, despertem as mentes do cristãos em rejeitar o doce do mundo e carregar a Cruz de Cristo. juntos e uma só fé... clamemos pela misericórdia de Deus.

    ResponderExcluir