“Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31)

Pesquisar este blog

28 de abril de 2011

Palavra de Amigo



Pb. Ari Nunes Dourado
28 de abril de 2011
Um Segundo! 
“É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” (Gênesis 2:24)

Minha Amada, eu sempre lutei e continuarei lutando para que possamos ir juntos até a Glória.

O título desta mensagem é "UM SEGUNDO", porque um segundo? - Não sei se você notou que nós chegamos à igreja em paz e de repente em um segundo tudo desmoronou. Houve uma má interpretação no que falei, mas o motivo desta mensagem não é para saber quem tem ou não razão, e sim para que possamos refletir um pouco sobre o nosso caminhar com o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

O mundo está cheio de ódio, desunião, discórdia, desamor, etc.

Nós como servos do Senhor precisamos e devemos buscar discernimento e sabedoria, para que possamos superar todas as adversidades desta vida. Porque o que buscamos mesmo, é a vida eterna junto ao Nosso Criador e Salvador Jesus Cristo.

Peço-lhe perdão por tudo que tenho feito ou deixado de fazer. Porque o meu maior desejo é fazer você uma pessoa ainda mais feliz.

“Você é a fonte do meu jardim, a corrente de água doce, o ribeirão que corre dos montes Líbanos.” (Cânticos dos Cânticos 4:15)

Você é muito importante para minha vida e de nossa família.

Você é uma das colunas que sustentam o nosso lar.

Não sei se conseguiria viver sem você, mas Deus sabe.

Tenha certeza de uma coisa, a minha vontade é que tudo mude para melhor.

Nós não somos uma família das piores, sempre procuramos melhorar.

Ontem podemos sentir e ver que o inimigo anda furioso com o nosso progresso na presença de Deus.

Não sei se você notou, mas ontem, nossa filhinha Maria Luiza estava sempre me chamando para ir ao escritório, lá ela apontada para a Bíblia e começava a virar as páginas, daquele jeito que ela sempre faz como se estivesse pedindo para lermos alguma passagem.

Tenha certeza de uma coisa, Deus tem um grande propósito para com a nossa família. Ainda não sei qual é, mas Deus sabe.

“Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31)

“Relato de um servo do Deus Altíssimo a sua Amada Esposa, em um momento de tribulação”

Em Jesus sou vencedor: Lição 5 A importancia dons espirituais

Em Jesus sou vencedor: Lição 5 A importancia dons espirituais

27 de abril de 2011

Blog EDIFICAR atinge a marca dos 500 acessos - A Deus toda Honra e toda Glória!!!

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”  Marcos 16:15.

É com Louvor, Adoração e Agradecimento a Deus, que comemoramos os primeiros 500 acessos ao Blog do Ministério de Senhores EDIFICAR, em menos de um mês de sua criação.

24 de abril de 2011

Palavra Pastoral


Pr. Orcélio Amâncio
24 de abril de 2011
Perdi o Contato...
“E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não soube José, nem sua mãe. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre parentes e conhecidos; E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dEle. E, aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os” (Lucas 2.43-46).

Outro dia presenciei a aflição de uma pessoa que estava ao celular. Tudo leva crer que ela havia perdido o contato com alguém que, instantes antes, estava em contato. A pessoa não conseguia mais se comunicar e estava desesperada, aborrecida. Então, pensei: “Poxa! Como é triste perdermos o contato com alguém que a gente ama, quer bem ou quer falar com certa urgência. Como é triste perder o contato com Deus”.

Jacó certa vez perdeu o contato com José seu filho e soube através de seus outros filhos que uma besta fera o havia matado. É triste quando perdemos o contato com alguém tão especial para nós. Jacó só recobrou a alegria, a felicidade e a paz de espírito muitos anos depois, quando tinha 130 anos, já na velhice, e por ter, novamente, feito contato com José e ganhado dele a terra de Gózen, no Egito para habitar com sua família. Ele estava vivo e a história contada por seus filhos não era verdadeira. José estava vivo e agora governador do Egito.

Todos quantos são salvos em Cristo precisam manter o contato com o Pai celestial. Não podemos perder o contato com os céus, nossa morada futura. O Senhor quer que nos cheguemos a Ele e dEle nos aproximemos em espírito, porque Ele é espírito. O cristão não pode perder o contato com Deus. Jesus é o mediador entre o crente e o Senhor da Glória, logo, temos que ir a Cristo e buscar ao Senhor enquanto podemos achá-lo. Ele mesmo disse: “Clama a mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes que não sabes”.

O cristão não pode, jamais, perder o contato com Deus. Dele emana toda a virtude, todo poder e toda a sabedoria que o salvo precisa para se manter firme na fé. Quando o cristão perde o contato com Deus é porque o pecado já começou a se evidenciar em sua vida e nele não há mais vigor espiritual e nenhum prazer em se aproximar de Cristo, o Salvador eterno. O cristão morre espiritualmente porque não busca o contato diário com o Senhor Jesus Cristo. Moisés certa vez disse que “se Deus não falar com o homem, este, morre”. Esta é, sem dúvida, uma grande verdade.

Há muitos crentes que não ostentam mais o vigor espiritual, já não sentem mais o fogo do Espírito Santo arder dentro de seus corações, tal como aconteceu com aqueles dois discípulos a caminho de Emaús. Após ouvirem a explanação das Escrituras feita por Jesus, Filho Unigênito do Pai. Já não sentem mais ânimo para buscar ao Senhor, nem se esforçam para fazer contato com Deus, porém, não largam o celular um só instante, e por conta das promoções das operadoras passam horas e horas conversando com amigos e entes queridos, às vezes por 25 centavos, mas, com o seu Senhor, que é gratuito, não lhe sobra tempo algum.

Deus está triste com essa situação. Não que Ele esteja necessitado de que você fale com Ele, mas porque Ele, o Senhor dos céus e da terra, tem visto que você está definhando espiritualmente, está quase morrendo e fazendo naufrágio de sua fé. Você já foi um grande instrumento nas mãos do Espírito Santo, não perdia um culto de ensino ou qualquer outro no templo, não relaxava na vida de oração, em jejum muitas vezes foi abençoado, ganhou muitas batalhas espirituais, e hoje? Como está sua vida hoje? Você não está bem, tudo porque não mantém o contato com o Senhor Jesus Cristo. Saia hoje mesmo dessa situação caótica e faça contato com o Senhor Jesus, Ele te ama e quer te abençoar ricamente. Faça um contato com ele, agora mesmo!

Não perca o contato com aquele que pode restaurar sua vida: Jesus de Nazaré!
Unidos e Edificados Certamente Faremos Uma Grande Obra Para Deus!
Adquira o Livro: Nas Asas do Espírito 
Autor: Pr. Orcélio Amâncio
Contato: Dca. Dorilene - (61) 3552.4422 (tel/fax) - 3386.4207 ou 
E-mail: dorilenefmsilva@hotmail.com



Nani Azevedo - Tente Outra Vez (oficial) - Central Gospel Music

Nani Azevedo - Guia me sempre, Meu Senhor

Nani Azevedo - A Mensagem da Cruz

Classificação de países por perseguição 2011

23 de abril de 2011

A Importância da Escola Dominical

Escola Dominical, a maior escola do mundo


A Escola Dominical é uma agência de ensino do Reino de Deus. Esta escola está presente em quase todos os países do mundo e possui milhões de alunos, que dominicalmente, se dedicam ao estudo das Sagradas Escrituras. Seus alunos procedem de todas as denominações protestantes, são oriundos de todos os extratos sociais e abrange todas as faixas etárias. Essa escola informa, transforma e treina pessoas para a realização da obra de Deus. Destacaremos três importantes características da Escola Dominical:

1. A Escola Dominical é uma escola que informa acerca das verdades eternas – O livro texto da Escola Dominical é a Palavra de Deus. As mesmas verdades que são ensinadas para as crianças são também transmitidas nas classes de adultos. Nessa escola pessoas incultas assentam-se na mesma classe com os doutores. Nessa escola não há segregação de idade, raça ou grau de instrução. O que estudamos nessa escola não são os últimos inventos da ciência nem as lucubrações dos filósofos e pensadores, nem mesmo as últimas tendências da política, das artes ou da cultura, mas a verdade revelada de Deus. A Bíblia é um livro divino humano. É inspirada por Deus e escrita por homens santos; ela é nascida no céu, amada na terra e perseguida pelo inferno. A Bíblia é o livro dos livros: O livro mais lido e o mais negligenciado; o livro mais amado e o mais odiado; o livro mais publicado, mais comentado e mais difundido de toda a história da literatura universal.

2. A Escola Dominical é uma escola que objetiva a transformação da vida mediante o ensino fiel das Escrituras – A transformação espiritual do homem e da mulher é uma obra exclusiva de Deus. Ainda que reuníssemos todos os nossos recursos não poderíamos sequer transformar uma vida. Mas, quando ensinamos a Palavra de Deus, no poder do Espírito Santo, essa mensagem bendita do evangelho transforma vidas e famílias inteiras. Os cativos são libertos, os perdidos são encontrados, os que vivem na região da sombra da morte encontram vida plena e abundante em Cristo Jesus. A Escola Dominical não é apenas uma agência de ensino, mas, também, um instrumento poderoso de evangelização. Por meio do ensino das Escrituras muitas pessoas têm vindo ao conhecimento salvador de Cristo e sido transformadas pelo poder do Espírito Santo. Temos visto muitos indivíduos sendo resgatados das trevas para a luz, da potestade de Satanás para Deus, deste mundo tenebroso para o glorioso reino de Cristo.

3. A Escola Dominical é um campo de treinamento dos santos para realizar a obra de Deus – A Escola Dominical não apenas informa e transforma, mas também, treina pessoas convertidas para o exercício do ministério. A igreja não é apenas o receptáculo da graça, mas um canal por meio do qual, as boas novas do evangelho devem chegar até aos confins da terra para alcançar cada criatura. O propósito de Deus é o evangelho todo, por toda a igreja, a cada criatura, em todo o mundo. O sacerdócio universal dos crentes abre largas avenidas de oportunidades para que cada membro da igreja seja uma testemunha viva da graça e um embaixador das boas novas de salvação aos perdidos. Devemos nos reunir dominicalmente, não apenas para nos abastecermos, mas também para nos equiparmos para fazer a obra de Deus. Somos um exército. Cada soldado deve estar na sua linha de combate. Há trabalho para todos. Os desafios são imensos, o campo é vasto, as portas estão abertas, os obreiros são poucos e a seara é grande. É tempo de repassarmos aos outros, o que temos recebido. É tempo de nos levantarmos, munidos de um profundo senso de urgência para fazermos a obra de Deus enquanto é dia, pois a noite vem quando ninguém pode trabalhar. Que Deus nos ajude a ter uma Escola Dominical viva, dinâmica e operosa, que informa, transforma e treina pessoas para fazer a obra de Deus!

Rev. Hernandes Dias Lopes

Fonte: www.hernandesdiaslopes.com.br

22 de abril de 2011

Palavra de Amigo



Pb. Ari Nunes Dourado
22 de abril de 2011
Precisamos despertar para o que Deus deseja e quer de cada um de nós.

Vivemos momentos preocupantes nesse mundo, e a família deve ser o foco de nossas atenções. Se tivermos uma família bem estruturada, saberemos enfrentar as adversidades e tribulações do dia a dia.
Por isso, devemos atentar para o que Jesus nos ensinou quando diz que todo aquele, que escuta sua Palavra e as pratica, Ele o assemelha a um homem prudente, que edifica a sua casa sobre a rocha. Mateus 7:24.
Temos uma responsabilidade muito grande na condução de nossa família, seja em comunhão com a Igreja ou no caminhar da vida secular. Mas para que isso aconteça, precisamos está fortalecidos e edificados na Palavra de Deus, que deve ser o nosso Manual de Vida.
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.” Salmos 119:105.
Precisamos buscar mais ao Senhor, praticar o culto doméstico, ir mais à igreja, à escola dominical, aos círculos de orações e às vigílias. Para que possamos ter um relacionamento mais próximo com Deus.
“Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” 2 Pedro 3.18.
Temos de está na frente, quando se trata da condução da família aos pés do Senhor.
Não se trata de uma exortação, mas sim de um alerta.
O homem como sacerdote do lar tem essa responsabilidade, para isso, precisa está fortalecido, ou seja, revestido do Espírito Santo.
“Nós devemos usar a fé e o amor como couraça e a nossa esperança de salvação como capacete.” I Tessalonicenses 5:8b.
Tenham um excelente dia na Graça e Paz do Senhor

20 de abril de 2011

Às Margens do Quebar

“E aconteceu que estando eu no meio dos cativos, junto ao Rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus” Ez 1:1.


Onde estava Ezequiel nessa hora? Estava em meio aos cativos, entre sofrimento, choro e falta de esperança, mas, às margens do Quebar, ousou olhar para o céu e viver as visões de Deus. Ezequiel não deveria se entregar àquelas circunstâncias de derrota, desgraça, mas buscar força e conforto no Senhor: “Filho do homem, te põe de pé” Ez 2:1.  Deus estava dizendo: “Sei que és carne, homem, filho de homem, mas vence Ezequiel, te põe de pé e falarei contigo. Vence Ezequiel, não se abate, olha além, de tudo que te rodeia, vive as visões que te mostrarei.” O Rio Quebar foi um canal de irrigação da antiga Mesopotâmia, situado a uma pequena distância do Eufrates. Um lugar terreno, real, mas também pode ser comparado a um lugar espiritual: dias difíceis, de dor, pranto, fazendo desfalecer sonhos, ou mesmo a fé. Às margens do Quebar ouse olhar para o alto e ter visões de Deus, tal qual Ezequiel. Porque Deus está elevado, acima de tudo e todos e Sua vontade é nos fazer vencer. Este livro é um convite: “Enxugue as lágrimas às margens do Rio Quebar”.


Desejamos sucesso a todos os participantes e que junto ao Rio Quebar possamos viver as visões e promessas de Deus para todos nós.

Deus abençoe a todos!

Lançamento Editora Oxigênio
54 Mensagens Bíblicas
188 Páginas
Capa: César França de Oliveira
ISBN  : 9788564469082
Autora: Wilma Rejane

Palavra de Amigo


Pb. Ari Nunes Dourado
20 de abril de 2011
O Senhor Sonda os Nossos Corações 
“...Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.” Atos 13:22b


O nosso caminhar, requer uma vida de:
ObediênciaSantificaçãoFidelidade e Comunhão com Deus.

Será que hoje teremos tempo para uma pequena reflexão?
  • O que temos feito para merecer o perdão e o amor de Deus?
  • Nós temos vivido uma vida em obediência a Deus?
  • Nós temos buscado e vivido uma vida em santificação?
  • Nós temos sido fiel a Deus?
  • Como está o nosso relacionamento com Deus?
  • De acordo com nossa vida, qual será a análise que Deus tem feito a nosso respeito?
Não esqueça que você vive sobre as Bênçãos e Proteção de Deus.
Tenham um Bom Dia na Graciosa Paz do Senhor.

19 de abril de 2011

Aconselhamento

A Utilidade das Escrituras no Aconselhamento
O que a Bíblia nos ensina? A Bíblia nos ensina a respeito da vida; ela nos ensina a própria verdade (Jo 17.17). A Bíblia nos ensina a verdade que precisamos saber para começarmos a viver a vida que honra e glorifica a Deus. Ela nos ensina o que é certo e o que é errado; o que é proveitoso, o que é sábio e o que é estultice. A Bíblia nos ensina como podemos escapar da corrupção que existe no mundo e em nosso coração. Ela nos ensina como podemos ser eficientes no ministério cristão; como ser bons esposos e esposas, pais e filhos; como ser bons cidadãos, como amar a Deus e ao nosso próximo (2 Pe 1.3,4). A Bíblia nos ensina como resolver nossos problemas à maneira de Deus (1 Co 10.13; Rm 8.32-39). Ela nos ensina como ter alegria, paz, gentileza, paciência, bondade, amabilidade, autocontrole e dignidade (2 Pe 1.5-7; Gl 5. 22,23). A Bíblia nos ensina a respeito da Divindade, do céu, do inferno, da vida presente e da vida por vir. Na verdade, a Palavra de Deus nos ensina (pelo menos na forma de princípios) tudo o que necessitamos saber para que tenhamos uma vida eficaz e bem-sucedida, conforme Deus mesmo define esse tipo de vida (2 Pe 1.8,9; 1 Tm 4.7; Jo 10.10).

As Escrituras são o nosso padrão infalível e inerrante em assuntos de fé e de prática. A Palavra de Deus é “perfeita e restaura a alma”; é “fiel e dá sabedoria aos símplices”; é correta e alegra o coração; é pura e “ilumina os olhos”. Seus ensinos são “mais desejáveis do que o ouro, mais do que muito ouro depurado”. Por meio deles, o povo de Deus é advertido, protegido do erro e de angústias, e, “em os guardar, há grande recompensa” (Sl 19.7-11).

O
Salmo 119, o capítulo mais longo da Bíblia, refere-se totalmente à Palavra de Deus. Neste salmo, em quase todos os seus 176 versículos, o autor exalta a utilidade dos ensinos encontrados na Palavra de Deus. Conhecer e praticar os ensinos da Palavra de Deus produz uma vida abençoada, um coração agradecido, livramento do opróbrio, pureza de coração, libertação do pecado, alegria e gozo incomparáveis, livramento da reprovação e do desprezo, vigor e fortalecimento interior, ousadia e coragem, conforto e refrigério, liberdade e segurança e muitos outros benefícios. Não devemos nos
admirar destas palavras do salmista: “Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo”; “Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra”; “Os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros”; “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”; “A minha alma tem observado os teus testemunhos; eu os amo ardentemente”; “Tenho por, em tudo, retos os teus preceitos todos” (Sl 119.47, 16, 24, 105, 167, 128).

Q
ue bênção é possuirmos o ensino infalível do Deus infinito e inerrante, desfrutando deste ensino como um guia para nossa vida e um auxílio para entendermos nossos problemas e as soluções para eles! Este ensino se tornou especialmente real para mim há algum tempo, quando estava em meus estudos universitários na área de psicologia. Enquanto estudava na universidade, ouvi muito a respeito de teorias e opiniões de muitas pessoas supostamente eruditas no que diz respeito ao homem e seus problemas. Depois de apresentar as várias e habitualmente conflitantes teorias a respeito do homem e seus problemas (teorias ensinadas por líderes respeitados no campo da psicologia), um dos professores disse: “Não podemos ter certeza se qualquer destas teorias é completamente verdadeira. Mas, se vocês têm de aconselhar outras pessoas, estudem estas teorias e decidam qual delas lhes parece mais sensata. Vocês têm de fazer isso porque, quando as pessoas vierem para aconselhamento, elas desejarão ouvir algo que lhes esclareça o porquê dos problemas pelos quais elas estão passando”. Apreciei a sinceridade deste homem, mas fiquei triste por reconhecer que pessoas estariam procurando ajudar outras a entenderem seus problemas e a encontrarem soluções para eles, sem terem qualquer razão consistente que lhes daria a certeza de que as coisas em que estavam crendo tinham algum valor genuíno. Ao mesmo tempo, eu me regozijei em saber que a Palavra de Deus é proveitosa para nos ensinar, de maneira infalível, “todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (2 Pe 1.3).

Em outro curso de psicologia, a questão dos valores estava sendo discutida. Havíamos aprendido que a única maneira de alguém determinar o certo e o errado é agir de conformidade com esta máxima: “O certo é tudo aquilo que é significativo e satisfatório para você e não machuca as outras pessoas”. Em meu papel de respostas daquela aula, afirmei que isso nos deixa em um dilema terrível, relativista e incerto no que se refere a determinar o certo e o errado. De maneira tão respeitosa e gentil quanto possível, escrevi: “Esta maneira de determinar o certo e o errado é bastante relativista e subjetiva, pois aquilo que eu penso ser significativo e satisfatório pode ser muito diferente daquilo que outra pessoa pensa ser significativo e satisfatório. Além disso, como eu posso saber que algo é realmente significativo e satisfatório? Visto que eu sou um ser humano limitado, aquilo que eu penso ser significativo e satisfatório pode não ser, de maneira alguma, uma avaliação exata”.

No mesmo papel de respostas, escrevi as seguintes perguntas a respeito da declaração de que o certo é aquilo que não machuca as outras pessoas: “Que padrão devo utilizar para determinar se algo realmente não machucará outra pessoa? Como posso ter certeza de que outra pessoa não será ferida por aquilo que eu faço ou não faço? Sou finito e falível, e meu entendimento daquilo que machuca os outros pode ser total ou, pelo menos, parcialmente errado”. Em respostas às minhas perguntas, o professor escreveu: “Você levantou algumas questões sérias e interessantes, para as quais não temos respostas; mas continuaremos a lutar com tais questões”. Em outras palavras, se esquadrinharmos este padrão do certo e do errado, descobriremos que não temos realmente nenhum padrão.

Quão infeliz é a situação daqueles que, trabalhando em ajudar outras, não têm uma base sólida que lhes capacite a entender as pessoas e seus problemas e a encontrar soluções para eles. Quão agradecidos e humildes nos deveríamos mostrar pelo fato de que temos a Palavra de Deus, a qual é proveitosa para nos ensinar. Meus irmãos, posso dizer-lhes, não com orgulho, e sim com ousadia, que realmente temos as respostas! Temos a verdade na Palavra de Deus. Neste livro, a Bíblia, o Deus todo-poderoso nos revela o que é certo e o que é errado. Quando fundamentamos nosso entendimento neste livro, não precisamos perguntar: “O que eu estou fazendo é certo ou errado?” Se os ensinos deste livro são inspirados por Deus, podemos ter paz, confiança e segurança, se aquilo em que cremos, o que dizemos, o que fazemos está de acordo com o que a Bíblia diz. Se o Deus todo-poderoso, todo-sábio, onisciente e infalível ensina algo, o que nos importam as coisas ensinadas pelo resto do mundo? É de acordo com a lei e com o testemunho da Palavra de Deus que falamos a verdade, e qualquer coisa que contradiz a Palavra de Deus é expressamente falsa (Is 8.20).

Se uma pessoa não tem a certeza resultante de reconhecer que aquilo em que ela crê é o ensino de Deus, tal pessoa passa a vida toda como um navio sem âncora. Ela é constantemente jogada de um lado para o outro, sem qualquer fundamento verdadeiro para ter certeza a respeito de qualquer coisa. Quando tal pessoa medita realisticamente a respeito de sua situação, o resultado é incerteza, temor, ansiedade, depressão, confusão, perplexidade e várias outras experiências desagradáveis. Ao contrário disso, quando uma pessoa reconhece que os ensinos da Bíblia foram inspirados por Deus, e tal pessoa entende, crê e aplica esses ensinos à sua vida, ela possui os fundamentos sólidos para desfrutar de paz, confiança, certeza, contentamento, ousadia, coragem, gozo, gentileza, bondade, amabilidade, autocontrole e dignidade.
Pr Wayne Mack - Fonte: 
http://www.editorafiel.com.br

Devocionais

O Toque do Senhor

Também Saul se foi para sua casa, a Gibeá; e foi com ele uma tropa de homens cujo coração Deus tocara.

Ler estas palavras tem me levado a orar por um novo toque de Deus. Que coisa maravilhosa é ser tocado por Deus, no coração! Não existe nada incomum a respeito da palavra hebraica usada neste versículo; ela significa apenas “tocar”, no sentido comum. Deus tocou o coração daqueles homens.
O toque de Deus no coração de alguém é algo impressionante. É impressionante porque o coração é tão precioso para nós — tão profundo, tão íntimo, tão pessoal. Quando o coração é tocado, somos tocados profundamente. Alguém penetrou as camadas protetoras e chegou ao centro. Fomos conhecidos. Fomos descobertos e vistos.

O toque de Deus é impressionante porque Deus é Deus. Pense no que é dito neste versículo! Deus tocou aqueles homens. Não foi a esposa, nem um filho, nem o pai ou a mãe, nem um conselheiro. Foi Deus quem tocou. Aquele que tem infinito poder no universo. Aquele que tem infinita autoridade, sabedoria, amor, bondade, pureza e justiça. Foi Ele quem tocou o coração daqueles homens.
O toque de Deus é impressionante porque é um toque. É uma conexão verdadeira. O fato de que esse toque envolve o coração é impressionante. O fato de que esse toque envolve a Deus é admirável. E, por ser um toque real é maravilhoso. Os homens valentes não somente ouviram palavras sendo-lhes dirigidas. Não somente receberam uma influência divina. Não foram apenas vistos e conhecidos externamente. Deus, com infinita condescendência, tocou-lhes o coração. Deus estava bem próximo. E os homens não foram consumidos.
Amo esse toque. Desejo-o mais e mais. Desejo-o para mim mesmo e para todos os membros de nossa igreja. Rogo a Deus que toque em mim e em toda a sua igreja, de maneira nova e profunda, para a sua glória. O texto bíblico diz que eles eram uma tropa de homens — “e foi com ele uma tropa de homens cujo coração Deus tocara”. A palavra hebraica traz consigo a idéia de força, coragem, substância. Oh! que os santos de Deus sejam valentes para o Senhor — corajosos, fortes e cheios de dignidade, beleza e verdade!
Orem comigo para que tenhamos esse toque. Se vier com fogo, que assim seja! Se vier com água, que assim também seja! Se vier com vento, faze-o vir, ó Deus! Se vier com trovões e relâmpagos, prostremo-nos ante esse toque. Ó Senhor, vem! Aproxima-te bastante, para tocar-nos. Envolve-nos com o amianto da tua graça. Penetra o profundo de nosso coração e toca-o. Queima, encharca, sopra, esmaga. Ou, usa uma voz suave e tranqüila. Não importa a maneira, vem. Vem e toca o nosso coração.
John Piper
Extraído do livro: Uma Vida Voltada para Deus

Orientação Familiar

A Disciplina que Vem do Lar


Qual a melhor forma de educar nossas crianças? 
Neste artigo trataremos da disciplina da criança no lar, a partir da mais tenra idade e, como deve ser ela aplicada. Logo se vê que cabe aos pais, no ambiente do lar, a tarefa da disciplina amorosa, coerente e justa da criança. Desde os tempos do Antigo Testamento, Deus designou o lar como a escola básica de formação estrutural dos filhos. Isso é notório, principalmente em Deuteronômio. Veja as seguintes referências: 4.9; 6.4-9; 11.18-19 e 31.12-13. Escolas outras, como sistema de instrução para a criança, como temos em nossos tempos é uma instituição de poucos séculos. 

Os falsos educadores do momento, movidos pelo gás do insano materialismo e do hedonismo maquiavélico, insinuam que disciplinar a criança é violentá-la, pensando eles que sabem mais do que Deus, cuja Palavra adverte aos responsáveis: “Não retires a disciplina da criança”, Pv 23.13. O governo, a sociedade e a igreja falam muito em escola para a população infantil, mas os pais precisam igualmente de escola para corretamente criarem seus filhos, para, como diz a Escritura, criá-los na disciplina do Senhor (Ef 6.4). Sim, a primeira responsabilidade na educação da criança cabe aos pais, e em segundo lugar à igreja e às instituições de ensino.  

Aplicação da disciplina 

Todo ser humano desde o seu nascimento é por natureza incuravelmente rebelde e desobediente. Em momentos favoráveis e propícios e, também dependendo do temperamento da criança, isso pode não parecer geral, mas quanto a índole do ser humano, não há exceção. “Mas o homem vão é falto de entendimento; sim, o homem nasce como a cria do jumento montês”, Jó 11.12. “Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras”, Sl 58.3. 

O livro de Gênesis relata que Jacó e Esaú brigaram ainda no ventre da mãe. E você, leitor, quanto a natureza humana hereditária, não é em nada diferente, a não ser que Jesus reine soberano em nossa vida. Disciplina na sua definição geral é um recurso corretivo desagradável que se aplica a alguém, para que se corrija, por estar a comportar-se de forma desagradável, ilícita e desordenada, tendo em vista os princípios da lei moral de Deus. No caso da criança, é em resumo, com amor e bom-senso, fazer a criança obedecer mediante o ensino. 

Como deve ser a disciplina da criança

Ela deve ser primeiramente preventiva. Esta forma de disciplina é relativamente suave, branda, leve, mas sem deixar de ser firme e constante; caso contrário, não produzirá o necessário e benéfico efeito. Caso os pais ou responsáveis diretos não cuidem, com amor e sabedoria, de aplicar a disciplina preventiva na criança, eles terão de aplicar a segunda forma a corretiva, que é pesada, dolorosa e trabalhosa para os pais e para a criança, ao passo que a preventiva não envolve maiores problemas, nem para os pais, nem para a criança. 

Eli, tudo indica, não cuidou da disciplina preventiva de seus filhos e as conseqüências disso foram trágicas para os filhos e para ele (1Sm 3.11-14). É o caso também de Adonias, filho de Davi, que na infância, agia como queria, sem limites fixados por seu pai. Sem a necessária disciplina preventiva, como nos mostra 1 Reis 1.6, Adonias tornou-se arbitrário, desregrado, imoderado, e na velhice de seu pai, ele maquinou usurpar o trono do próprio pai em conluio com outros desordenados com ele. É também o quadro descrito em Provérbios 29.15 a criança absoluta no seu viver e agir, por desconhecer limites que só a correta disciplina estabelece, ante os padrões da ética, da retidão e dos parâmetros estabelecidos na santa Palavra de Deus. 

Disciplina preventiva
 
A disciplina preventiva é eficaz para os filhos quando estes são bem pequenos. Se a criança já é grandinha, os pais perderam a oportunidade de educá-la segundo os princípios da puericultura. Os pais perdem tal oportunidade por julgarem que a criança torna-se obediente e boazinha por acaso e com o passar do tempo, quando isso é pura ilusão, fruto do dessaber e do despreparo para o casamento e para a criação de filhos. 

Vejamos alguns meios dos mais comuns de disciplina preventiva da criança. Pela fala, conforme a etariedade da criança. Outro meio é o da privação de coisas que a criança gosta, mediante proibição; isto é, negação do uso de coisas não essenciais de que a criança gosta; suspensão de privilégios, de regalias, de concessões etc. Outro meio comum é o de restringir ou limitar, com amor e firmeza, o uso de algo que a criança quer, usa, ou pede etc. 

Disciplina corretiva 

Como já dissemos, quando os pais deixam de aplicar a disciplina preventiva, e, com oração e aconselhamento pastoral, tentam reverter a situação disciplinar da criança, deverão aplicar a disciplina corretiva, da qual vamos citar algumas das suas formas mais simples e mais comuns, dependendo da etariedade e do desenvolvimento mental e da escolarização da criança. Num caso como esse aqui abordado, o ideal é que esses pais, antes freqüentem uma Escola de Pais, que costuma ser seminários de oito dias promovidos por educadores cristãos especializados, sob o patrocínio das igrejas. 

Disciplina corretiva por inversão de comportamento; isto é, levar a criança a fazer o que ela não quer, ou negar o que ela está disposta a fazer. Outra forma ou meio é a correção por terapia. É determinar tarefas devidamente dosadas, controladas, orientadas, explicitadas, e sempre supervisionadas, ora direta, ora indiretamente, pelos pais ou responsáveis. Outra forma é o da correção por remissão. É a remissão julgada necessária, quando a criança é culpada de maus-tratos a outra criança. 

Correção por castigo corporal. Esta forma de disciplina corretiva deve ser firme, mas não férrea, nem agressiva, e muito menos punitiva. Punição aplica-se a delinqüentes, e não a filhos. Outrossim, esta forma de correção deve ser explicitada, coerente e transparente. 

A correta disciplina 

Se a disciplina for aplicada devidamente dosada, com amor, bom-senso, no momento certo, com equidade, imparcialidade, não por sentimentalismo, ira ou espírito vingativo, ela sempre produzirá o bom efeito desejado, sadio e duradouro. A disciplina como estamos esboçando neste artigo, é concernente à primeira, segunda e terceira infâncias (isto é, até aos 2 anos; de 3 a 5 anos; e de 6 aos 10/11 anos). Disciplina além dessa idade é matéria para outro artigo, orientando os pais a freqüentarem uma Escola de Pais. 

Os pais nunca devem esquecer que amor aos filhos sem disciplina, não é amor real; é falso; é fantasia; é sentimentalismo, em que os pais confundem sentimento com amor virtuoso. Por outro lado, disciplinar os filhos sem amor, é negativo, é desumano, é tirania, é autoritarismo e só produzirá efeitos contrários aos esperados, causando danos irreparáveis à alma da criança, bem como à sua estrutura psicológica. 

Certamente os pais, bem como os futuros pais, observaram que disciplinar no sentido correto não é primeiro bater, aplicar castigo, surrar, espancar. Quando isso acontece é porque os pais não disciplinaram a criança como aqui esboçado; isto é, no devido tempo, através da disciplina preventiva. 

“E na verdade, toda correção ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”, Hb 12.11. 

O supermimo e suas conseqüências 

Se a ausência de disciplina na educação dos filhos traz graves conseqüências, o excesso de mimo também não é indicado para que a criança chegue à idade adulta com o amadurecimento saudável dentro dos parâmetros psicossociais. 

O supermimo dos pais pela criança pode gerar nesta, desajustes sociais com conseqüências pelo resto da vida. A criança supermimada é muito menos criativa que as demais crianças e defronta-se com sérios problemas no seu processo de amadurecimento afetivo, além das dificuldades na formação e estruturação da sua personalidade. 

A criança supermimada não nasce assim; é que ela encontra à sua volta, da parte dos pais, avós e demais membros da família todo um ambiente propício e favorável que conduz a isso. Portanto, pense duas vezes antes de ceder às exigências contínuas e descabidas de seu filhinho. Do contrário, ele pode tornar-se irremediavelmente imaturo, egoísta, dominante e despreparado para a vida que um dia não muito distante ele terá que vivê-la sob sua própria direção. 

Examinemos novamente o exemplo de Adonias, filho de Davi e irmão de Salomão. Pelo que vemos em 1 Reis 1.5-7, Davi sempre fez todas as suas vontades, ou a sua mãe Hagite, ou os dois. Não sabemos. A verdade é que nunca controlaram o menino Adonias, levando-o assim a ter uma natureza indisciplinada, irreverente e desenfreada. O supermimo estraga a criança, mas é preciso que os pais não tomem o outro extremo: o da ausência de amor, carinho, cuidado, tolerância, paciência e compreensão, inclusive quando a criança falha nos seus esforços para, à sua maneira, superar os obstáculos com que se depara.
Pr. Antonio Gilberto