“Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31)

Pesquisar este blog

12 de setembro de 2011

Palavra Pastoral da Semana de 11/09/2011

Pr. José Orcélio 
Por Esta Causa, me Ponho de Joelhos Diante do Pai

“Por esta causa me ponho de Joelhos diante do Pai” (Efésios 3.14).

Quando se lê o verso primeiro do capítulo três da Carta de Paulo aos efésios, e depois medita-se no verso quatorze, tem-se a nítida percepção de que Paulo interrompeu sua oração. Parafrasendo o apóstolo seria, a meu ver, assim: Eu Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo por vós, irmãos em Éfeso, outrora gentios, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Desta forma é mais fácil compreender a sentença e se aprofundar nas causas que levaram o apóstolo dos gentios a dobrar seus joelhos perante o Senhor Deus e interceder pela igreja ali na Ásia.

Éfeso era a cidade da deusa Diana, cujo templo se tornou uma das sete maravilhas do mundo. Seus cultos eram impuros e vergonhosos e Paulo foi um dos que contribuiu e lutou para que a cidade recebesse o Evangelho. Em pouco tempo ela se transformou numa das sete cidades que receberia uma das sete cartas da Ásia escritas por João a mando de Jesus Cristo ressuscitado. 

Apesar do crescimento do Evangelho em Éfeso, Paulo tinha razão em se colocar de joelhos para interceder pela igreja ali, pois, não demorou muito para que eles, influenciados pelas doutrinas nicolaítas perdessem o primeiro amor.

A perda do primeiro amor é um prejuízo enorme porque põe em perigo até mesmo a nossa felicidade eterna com Deus. "Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor" (Jo 15.9), diz a Escritura Sagrada.

Passados 39 anos, veio a Carta de Jesus para aquela igreja. O assunto principal de que se ocupou, foi sem dúvida, "o primeiro amor", o qual é de grande valia para nós nestes dias, os quais tem sido marcados pela violência e desvanecimento espiritual pelos quais atravessa a noiva santa do Cordeiro.

O amor é essencial à vida cristã porque é a razão do nosso viver e comunhão uns com os outros e com Cristo. A vida espiritual é saudável e edificante quando Cristo vive em nós. Jesus é amor (I Jo 5.11,12). Quando Ele vive no crente, este passa a viver em amor. O amor é essencial porque une a Igreja a pessoa de Jesus Cristo. O amor é importante porque evidencia a existência da fé cristã, a qual opera por amor. Paulo diz: "Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim a fé que opera por amor" (Gl 5.6). “Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho da caridade, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai” (I Ts 1.3). Saiba querido leitor e irmão em Cristo, que o amor é precioso para a vida cristã poder funcionar bem, porquanto a nossa intimidade com Deus depende do amor. O apóstolo João diz: "Amados, se Deus assim nos amou, também nos devemos amar uns aos outros. Nós amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro” (I Jo 4.11,19).

Os cristãos de Éfeso deixaram o “primeiro amor” por descuido. Não vigiaram e permitiram que falsos ensinadores os enganassem se colocando entre eles e Deus, desprezando assim o papel do Espírito Santo. Eles dividiram o amor incondicional de Cristo com outras coisas banais como o amor ao dinheiro desviando-se em seguida de sua verdadeira fé. Eles amaram mais o mundo do que ao sacrifício de Cristo na cruz. A Bíblia diz: “Aquele que ama o mundo e tudo quanto no mundo há (I Jo 2.15), ou que mantém um "jugo desigual"(2 Co 6.14) está trocando seu primeiro amor por "Inimizades contra Deus". "Qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”, diz Tiago, (Tg 4.4).

Saiba querido leitor e irmão em Cristo que, tudo na vida espiritual tem como base o amor. Se o amor entre os cônjuges se acabar, que restará, então, do matrimônio, dos filhos, dos sonhos e aventuras projetados desde os dias de namoro?. Se a noiva de Jesus Cristo perder seu amor para com o Noivo, colocará em risco sua felicidade eterna?. Caso tenhas perdido o primeiro amor, é só recuperá-lo, lembrando de onde caíste (AP 2.5), ou seja, se arrependendo e deixando que o Senhor Jesus faça morada novamente em seu coração.

Por qual causa (razão) Paulo louvava a Deus, ou bendizia ao SENHOR pelos cristãos em Éfeso? para que o Selo do Espírito Santo, fosse sempre uma realidade na vida dos crentes em Éfeso (Ef 1.13); a fé e a caridade fossem preservadas na vida dos irmãos que estavam em Éfeso (Ef 1.13); e os cristãos de Éfeso permanecessem Vivificados (Ef 2.1) e cheios do Espírito Santo. Amém!

Unidos e Edificados Certamente Faremos Uma Grande Obra Para Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário